Início > lendo > Desenvolvimento intelectual, futuro e esperança

Desenvolvimento intelectual, futuro e esperança


Gosto de ler coisas que falem sobre o potencial de transformação que o conhecimento traz para a sociedade.

A matéria O círculo virtuoso do desenvolvimento intelectual relata que Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, diz o seguinte:

O progresso de uma nação não é medido apenas pelo desenvolvimento econômico, mas também pelo desenvolvimento intelectual da sociedade. Quanto mais uma sociedade sabe sobre o mundo e os seres humanos, melhores serão os seus planos para o futuro.”

O texto é bem interessante, levanta pontos relevantes sobre investimentos em pesquisa, o papel da FAPESP no desenvolvimento científico brasileiro e a importância do papel das empresas nesse ecossistema. Vale a pena uma leitura atenta.

Mais do que tudo, a leitura me trouxe à memória um livro que li recentemente.

Guerreiros da Esperança, de Andrea Hirata, conta a história de onze crianças nativas da ilha de Belitung, na Indonésia, que lutaram pela oportunidade única de frequentarem uma escola. Por isso, ousaram sonhar com um futuro diferente daquele a que estavam condenados seus pais e seus irmãos – sub empregados, vivendo miseravelmente em um lugar de imensas desigualdades sociais e econômicas.

Baseado em fatos, o livro não tem aquele final redentor para todos aqueles que perseveraram ou que mereceram vencer. Aliás, o mais genial e talentoso da turma não teve o futuro glorioso que, em determinado momento, eu tive a certeza que ele teria. Ali, eu chorei.

Entretanto, as inacreditáveis vitórias (individuais e coletivas) que aquelas crianças tiveram em sua jornada na escola Muhammadiyah transformaram para sempre a personalidade e a perspectiva de vida de cada uma delas.

Guerreiros-da-esperança

E essa é a grande e desafiante mensagem da aventura de Bu Mus, Pak Harfan, Ikal, Lintang e companhia: o acesso à educação permite que se possa acreditar em um futuro diferente, melhor. Nem sempre (ou quase nunca) os reflexos positivos na sociedade são percebidos ou vivenciados imediatamente. Mas aqueles que foram expostos à esperança estarão aptos a formar gerações mais capazes e mais determinadas a sonhar e a construir um futuro em que se possa experimentar mais concretamente o círculo virtuoso do desenvolvimento intelectual.

Por isso, professores e todos aqueles que têm oportunidade de ensinar: grande é o seu valor – independentemente do quão injusta seja a recompensa que vocês têm pelo cumprimento do seu ministério.

Vamos dormir com esta esperança.

Anúncios
Categorias:lendo Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: