Início > pensando > Amigo, abrigo

Amigo, abrigo


Amizade é doce mistério.

É arte de amar o outro em qualquer tempo, em qualquer situação.
É quando um entrega parte de si ao outro e não pede contrapartida, recibo ou promissória.
Por isso, quem tem amigo, tem bálsamo para a alma.

O problema é que, na corrida por aquilo que julgo ser o pão de cada dia, relacionamentos utilitários acabam sendo mais importantes. Roubam meu tempo e atenção. No final do dia, não sobra espaço para que eu faça concessões descompromissadas ou para que eu olhe em olhos que não sejam os meus próprios. Tampouco sobra tempo ou vontade para que eu me envolva com as lutas e as necessidades do outro.

Pensando bem, amizade requer coragem. Coragem para me expor e deixar que minha história se confunda com a do outro, deixar que haja influência, cumplicidade e transformação mútua – apesar das diferenças e, ao mesmo tempo, por causa delas.

Assim, fica fácil entender por quê é difícil ter amigo de verdade. É difícil ser amigo de verdade.

Entretanto, posso dizer que sou feliz porque minha vida tem provado que o mundo está cheio de pessoas corajosamente amorosas.
Muitos deles cruzaram meu caminho e decidiram que o meu temperamento difícil, minha má vontade para com compromissos sociais, minha ausência, minha mania de demorar ou não responder a emails pessoais, minha indisposição para um simples telefonema ou para um gesto de atenção… nada disso ia ser obstáculo para nossa amizade.
Todos trilharam o mesmo caminho que Jesus trilhou na minha direção – mesmo que alguns desses sequer o conheçam. Eles me amaram primeiro, sem fronteiras e sem limites.

O poeta Gladir Cabral, com a sensibilidade daqueles que conhecem a alma humana diz que “sempre é bom ter um amigo… alguém que nos dê abrigo”.

É a mais pura verdade. E é muito bom saber disso!

Categorias:pensando
  1. Patricia
    maio 11, 2011 às 10:15 am

    Adorei, amigo Laércio!

    “Amizade é mesmo uma das coisas mais poderosas desta vida”.

    • lcribeiro
      maio 11, 2011 às 11:28 am

      É, minha cara.
      Muito obrigado pela sua amizade (corajosa). 😉

  2. Liziane
    maio 13, 2011 às 4:48 pm

    Gostei muito! Belo texto.
    Existem amigos que até nos constrangem com tanta dedicação, eu tenho conhecido pessoas assim e sou grata a Deus por cada um. Estou aprendendo a dar valor a isso tbm

  3. Maria Luisa
    julho 14, 2011 às 12:41 pm

    Tão lindo que só posso agradecer por tê-lo compartilhado comigo. Muito lindo!

  4. Aderbal
    agosto 17, 2011 às 3:44 pm

    Meu querido amigo e mestre…

    Fazia tempo que não entrava no seu blog. Entrei hoje por uma razão especial. Pedir para que vc transmita meus parabéns e meus desejos de felicidades à Deoclice, pelo aniversário dela.

    na verdade são votos para todos vocês aí!!!!

    Um forte e saudoso abraço, do seu companheiro distante, mas eterno…

    Aderbal Neto

  5. setembro 20, 2011 às 4:56 pm

    Laércio,
    Mais uma vez me encantei com um texto seu e estou tomando a liberdade de publicá-lo em meu Blog (como sempre, com os devidos créditos).
    Abçs

  6. Aderbal Neto
    novembro 25, 2011 às 7:06 pm

    Querido amigo,

    Passo por aqui para deixar o meu abraço e meus sentimentos contigo e com a família… Que você se sinta confortado, e que as boas lembranças do seu pai ajudem a amenizar a tristeza da sua perda… Pena que estou tão longe, e não conseguirei ir te dar um abraço pessoalmente. Mas espero fazê-lo quando nos encontrar-mos.. Tudo de bom pra você e pra sua família…

    Aderbal neto

  7. Erica Toledo
    julho 20, 2012 às 4:57 pm

    Laercio,
    Adorei!!! No meio de dias tão conturbados é ótimo lermos mensagens como a sua!
    Feliz Dia do Amigo e feliz todos os dias …

  8. ecarlao
    julho 20, 2012 às 6:21 pm

    Belissimo texto Lau. Agradeço a Deus pelos meus amigos.
    Obrigado pela sua amizade e de sua familia. Abraços a todos.
    #SouSeuFã

  9. julho 21, 2012 às 10:29 am

    Boa reflexão. Ontem recebi uma mensagem pelo celular sobre o dia do Amigo. Um jovem me cumprimentando e eu não tinha o numero do celular na minha lista. Engraçado que Deus coloca pessoas que marcam nossa vida. Você foi, ou continua sendo, uma dessas pessoas que marcam presença. Amigo pode chegar em momentos que esperamos, ou não esperamos, e sempre é bom compartilhar alegrias ou tristezas, problemas ou soluções. Deus continue abençoando você e sua família. são muito queridos pela nossa família. Abraço

  10. Erica Toledo
    julho 19, 2013 às 9:56 am

    Um ano depois … Feliz TODOS os dias ….
    “…Amigo estou aqui …”

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

