Início > lendo, pensando > Hábitos

Hábitos


Recentemente, li um post que ficou martelando na minha cabeça: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Ineficazes. O texto é bem escrito e fala com precisão sobre alguns vícios nocivos à produtividade no ambiente de trabalho.

Enquanto um famoso livro de Stephen Covey apresenta uma série de bons hábitos como o segredo para uma performance eficaz, o artigo de Dan Ariely mostra alguns vícios que são o caminho certo para a ineficácia.

No fim das contas, para leitores desatentos, parece que ter sucesso ou não é apenas uma questão de manter bons ou maus hábitos!  É claro que, em relação a alimentação, atividade física, estudo, trabalho, relacionamentos etc. eles contribuem muito para uma boa saúde, boas oportunidades, bons resultados, boa companhia. Na mesma linha, maus hábitos nessas mesmas áreas apontam para resultados opostos.

Mas chama-me à atenção que, logo na primeira frase do seu artigo, o nosso autor já dá uma pista de que pode não ser só isso:

A grande coisa sobre hábitos é que, para o bem e para o mal, não requerem raciocínio. (tradução livre)

Dessa forma, em muitas situações, eles são ferramentas indispensáveis – principalmente porque não exigem tempo para reflexão cuidadosa. É nesse campo que a prática constante e o treino repetitivo têm seu grande valor. Entretanto, creio que um grande perigo é quando nos acostumamos a confiar somente em hábitos.

É necessário sabermos que, para certas coisas e certos momentos na vida, não podemos abrir mão do privilégio de usarmos nossa capacidade de pensar. Aliás, também neste caso, o exercício contínuo é fundamental. Como na prática esportiva, dói um pouco no começo – mas vale a pena.

Enfim, adquira e cultive sempre bons hábitos. Além disso, nunca perca o hábito de pensar.

Anúncios
Categorias:lendo, pensando
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: