Início > pensando > Estavam nus, mas não sentiam vergonha

Estavam nus, mas não sentiam vergonha


A história do homem e da mulher está descrita no livro do Gênesis da seguinte maneira:

Dessa costela o SENHOR formou uma mulher e a levou ao homem.
Então o homem disse: Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de mulher porque Deus a tirou do homem.
É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
Tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha.

Sempre me impressionou a figura da nudez sem vergonha de Adão e Eva. No lar, não há lugar para máscaras ou dissimulações. No lar, homem e mulher desvendam-se contínua e mutuamente – com compromisso, compreensão e cumplicidade.

Um revela seus sonhos ao outro; o outro acolhe e sonha como se fosse o seu. Um revela fragilidade inesperada; o outro arranca forças de onde não se espera mais nada. Um dá o passo no escuro; o outro traz a luz que guia. Um desiste; o outro resiste. Um tropeça; o outro apóia. Um carrega o outro; o outro se faz leve para aquele que o carrega.

Os dois vivem uma vida só, conquistando, gerando e carregando consigo outras vidas. Nessa caminhada, dão boas risadas, choram, emocionam-se, inspiram-se, apaixonam-se, ensinam, aprendem e amam.

É assim que, desde o dia 20 de julho de 1985, venho me revelando, descobrindo e vivendo a vida com Deoclice – sem vergonha nenhuma.

Se isso não é felicidade, o que mais poderia ser?

Categorias:pensando
  1. Patricia
    julho 20, 2010 às 9:47 am

    Parabéns! Que linda declaração…
    Que continuem sempre com esse AMOR e sempre desvendando um ao outro.

    beijos

    Pat

  2. Paulo Cardoso
    julho 20, 2010 às 9:54 am

    Linda declaração do que é o casamento.

    Parabéns a linda família que vocês constituíram.

    Abraços

    Paulo Cardoso

  3. Lya
    julho 20, 2010 às 9:56 am

    Ah, se todo mundo visse o casamento com os mesmos olhos… :-)))

  4. Andrea
    julho 20, 2010 às 10:57 am

    Parabéns para vocês e esta família linda! Para variar, mais um texto que emociona e descreve em poucas linhas a beleza e profundidade de um longo relacionamento feliz. Bjs.

  5. Nedi e Antonio Gerson
    julho 20, 2010 às 12:48 pm

    Laércio e Deoclice, que MARAVILHA!!!
    Completamos 43 anos na última 5a, também nascimento do Murilo, 5ºneto, e com tudo isso de anos… estamos aprendendo muito com voces “menores”!! PARABÉNS!
    Nedi e A.Gerson

    • lcribeiro
      julho 20, 2010 às 12:53 pm

      Nedi e A.Gerson,
      É bom dizer que lembro-me com alegria da Nedi cantando na cerimônia.
      Obrigado por tudo!

  6. Aderbal Neto
    julho 20, 2010 às 2:33 pm

    Meu caro e eterno amigo…

    Faz tempo que to pra te falar isso: Seu Blog é muito bom. E como se não bastasse os excelentes textos de sua lavra, teve um dia que vc estava usando como inspiração o mote da música “O Circo Chegou”, do Jorge Ben, que eu curto pra caramba. Achei legal demais.

    É uma pena que a gente esteja morando em cidades diferentes, senão teríamos uma convivência muito bacana, com bastante sintonia.

    Bem, deixa eu te dar os parabéns pelas Bodas de Prata. Aliás, parabéns pra Deoclice, por te aguentar, né… (brincadeira!!!)

    Eu quero muito te fazer uma visita aí em Campinas pra gente (começar a) colocar o papo em dia. Mas enquanto eu estiver morando aqui em Brasilia, fica meio complicado. Vamos ver se no final do ano não rola…

    Um abraço do seu velho amigo (não tão velho assim), saiba que penso em vocês todos os dias…

    • lcribeiro
      julho 20, 2010 às 3:04 pm

      Plagiando a expressão… “meu caro, eterno e (não tão) velho amigo”!
      Lágrima furtiva correu sobre a minha face. Outro dia desses, o Betão esteve na minha casa e fizemos um “momento reminiscências”. Obviamente, nos lembramos de você com muita saudade e carinho. Sua mensagem me trouxe à memória muita coisa boa.
      Em relação à sua tão aguardada visita, será que uma vinda para o Rio de Janeiro não fica mais fácil? Estou trabalhando aqui desde o início do ano e a mudança (com os cachorros, inclusive) chegou há 3 semanas. Enfim, minha casa agora fica perto da praia e, talvez, com mais opções de vôos.
      Que tal?
      Um grande e saudoso abraço!

      • Lya
        julho 20, 2010 às 3:08 pm

        Sei não hein! Mas o ideal seria vc visitar o seu amigo aqui em Bsb. Assim aproveito e vejo vcs tb… Vou pra Campinas no final do mês, mas cês não tão mais lá né!!!

      • Aderbal Neto
        agosto 6, 2010 às 4:19 pm

        Cara, nesse final de semana eu estava em SJCampos, falando com o Davi, e ele me disse mesmo que agora vc tava morando no Rio. Que legal, hein…

        Vamos ver se a gente não combina um FDS pra eu ir te visitar… e agora nem precisa ser de Azul, né, hehehehe…

        E vc, tá bem? Tá gostando da vida aí? Pelo jeito, os seus planos é ficar pelo Rio por um bom tempo, certo… Se levou até os cachorros…

        Ah, se vir o Chico Buarque dando sopa aí um dia desses, mande um abraço meu pra ele… Pode falar que é meu amigo. Se ele sabe quem eu sou? Claro que não, hehehe…

        Abraços, parceiro… É nóis…

  7. Lya
    julho 20, 2010 às 3:07 pm

    Sei não hein! Mas o ideal seria vc visitar o seu amigo aqui em Bsb. Assim aproveito e vejo vcs tb… Vou pra Campinas no final do mês, mas cês não tão mais lá né!!!

    • lcribeiro
      julho 20, 2010 às 3:24 pm

      hahaha! a gente tá se desencontrando mesmo, hem?
      aliás, eu pretendia ir a Campinas nesta semana (quinta-feira), mas acho que não vai dar…
      manda abraço pra rapaziada daquela terrinha boa!

  8. Lya
    julho 20, 2010 às 3:32 pm

    Pois é! Rs… Tá difícil, né! Vou ao RJ 20/08, quer ver como vc vai tá em Cps? Rs. Podexá que o abraço será dado. By the way, how’s Rio? Família tá curtindo?

  9. eliane mendes
    julho 20, 2010 às 8:52 pm

    Lau e Clice,

    vocês tem alma de sobreviventes!
    É muito bom fazer parte dessa história!
    Nos vemos em breve!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

