Início > lendo, pensando > Dunga, o arauto das coisas essenciais

Dunga, o arauto das coisas essenciais


Em entrevista após a eliminação na fase de quartas-de-final da Copa do Mundo 2010, Dunga afirmou:

Fui e fiz meu trabalho. Tiraram sarro, disseram que eu fui patriota. Hoje os jogadores são patriotas, resgataram o orgulho e o respeito pela camisa, o moral. Se gostaram [jornalista] ou não, é outro problema.

Restrições (técnicas, pessoais, comportamentais etc.) à parte, entendo que ele tem razão em uma coisa. Diferentemente do que aconteceu na Copa do Mundo de 2006, não se pode negar que os jogadores demonstraram respeito pela camisa que vestiam e por aqueles que estavam representando. O resgate dessa atitude é, sim, mérito de Dunga e sua equipe. Olhando para o discurso do nosso treinador durante os três anos e meio no cargo, podemos até dizer que o resgate desses valores parecia ser o objetivo principal do trabalho.

Pena que apenas essa atitude não foi suficiente para ganhar a Copa do Mundo – que não era um torneio respeito pela camisa, e sim de futebol.

Mais do que isso. O respeito por alguma missão que se recebe é o mínimo necessário, e não somente para atletas ou representantes de grupos ou comunidades. Todo mundo (eu e você, inclusive) deve ter isso como ponto de partida. Não deve ser um diferencial ou um objetivo a ser alcançado.

O mesmo ocorre com outras virtudes essenciais, como a honestidade, o zelo com as coisas bem feitas, a compreensão, o cuidado com o próximo e algumas outras que você pode acrescentar à lista.

Será, então, que não estamos valorizando exageradamente e considerando dignas de extrema admiração algumas virtudes que deveriam básicas e essenciais na nossa personalidade e nas daqueles que nos cercam?

Fiquei a meditar nisso e, sinceramente, uma pulga acampou bem atrás da minha orelha.

Anúncios
Categorias:lendo, pensando
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: