Início > gestão, pensando > O índice Tostines de excelência corporativa

O índice Tostines de excelência corporativa


Nos anos 80, a Tostines veiculou uma série de comerciais na televisão, que ficou famosa. A campanha foi desenvolvida em cima de um tema simples e bem humorado:

“Qual o segredo de Tostines? É fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho?”

A campanha se tornou referência no mundo da publicidade. Principalmente porque ficou gravada na memória daqueles que viveram naquela época e assistiram às peças apresentadas na TV. Comigo não foi diferente. Até hoje eu me lembro da voz do aprendiz, perguntando ao seu mestre qual era a resposta para o enigma.

Entendo que a idéia central da campanha era mostrar que os maravilhosos biscoitos eram fruto de uma engrenagem muito bem ajustada para chegar àquele resultado. Impossível descobrir qual a causa principal do sucesso.

Impossível, irrelevante e impertinente.

Na selva corporativa, é comum perceber indivíduos que fazem parte de grupos de trabalho preocupados primeiramente em mostrar que “vendem mais” ou que são “mais fresquinhos”. Esses ingredientes, não raro, são a fórmula perfeita para um ambiente conturbado e improdutivo. Para gestores, não há nada mais irritante do que ver membros de um grupo, que era para ser uma equipe, agindo como crianças – cada um, querendo dar a pirueta mais bonita para o tio ver.

Por outro lado, é ótimo ver o resultado de um trabalho em equipe e não saber a quem dar o maior mérito. É bom olhar  para um grupo maduro e perceber que cada um vê o outro como fundamental e indispensável para o seu próprio sucesso.

Já tive o prazer de ver equipes trabalhando dessa maneira: pessoas agiam de maneira tão determinada e envolvente, que contagiavam aos que estavam em volta. No fim, o resultado foi muito bom de se ver. Um orgulho só – para todos.

Se você nunca teve essa experiência, eu garanto que é muito bom fazer parte de um pacote de biscoitos que “vendem mais porque são fresquinhos, e são fresquinhos porque vendem mais”.

Leve isso sempre com você, qualquer que seja o pacote em que você se encontre!

Anúncios
Categorias:gestão, pensando
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: