Início > fazendo, lendo, pensando > As oportunidades da ignorância

As oportunidades da ignorância


Meu filho é fanático por automobilismo. Há alguns meses, comprou o livro “Ayrton, o herói revelado” (de Ernesto Rodrigues). Leu rapidamente e me emprestou.

O registro da primeira e mais sofrida vitória de Ayrton Senna em Interlagos é, particularmente, interessante.

Ao final da corrida, após o esforço épico para guiar um carro naquela velocidade sem algumas marchas, o piloto desabou, esgotado. O autor relata que um jornalista famoso fez o seguinte comentário sobre o episódio: “Como é que alguém que termina a prova daquela maneira, quase desmaiado, pode estar sendo bem preparado fisicamente?”. A continuação da leitura mostra que, pelo contrário, Ayrton Senna gozava de uma condição física e mental que o permitia ser sempre “o último a desmaiar”, estando pronto para esforços maiores ainda do que os mais bem preparados.

Isso me faz lembrar que a ignorância traz algumas oportunidades únicas de falarmos algumas bobagens e fazermos mais outras.

Desde o início deste ano, assumi como diretor de operações de uma empresa de DTH (ou DBS). Coisa totalmente nova para mim, sob vários aspectos – da função, das características técnicas e operacionais da operação, do modelo de gestão. Enfim, muitas coisas que eu ignorava e outras tantas que ainda ignoro. Da mesma forma, meu estilo de gestão, meus conhecimentos em algumas áreas de negócio diferenciadas, algumas das minhas experiências e habilidades técnicas representam mares desconhecidos para as pessoas que ali interagem comigo.

Vivendo intensamente os desafios que me aparecem todo dia, tenho percebido que, maiores do que as oportunidades de falarmos e fazermos coisas erradas são as oportunidades de trocarmos conhecimentos e informações – para deixarmos de ser ignorantes.

Cada dia, um mundo novo. Acho isso muito legal.

Categorias:fazendo, lendo, pensando
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

