Início > fábulas corporativas, gestão > O circo chegou – sensualidade, goiabada e requeijão

O circo chegou – sensualidade, goiabada e requeijão


Esse post faz parte da série “O circo chegou! Vamos todos até lá!

Também fazem parte do circo corporativo duas atrações que agem sobre nossso desejo de nos sentirmos aceitos, conquistadores e valiosos.

  • A sexy e linda bailarina: Parece mentira, mas, em pleno século 21, há aqueles ou aquelas que encantam com performances que provocam instintos mais primitivos de seus pares, subordinados ou gestores. O apelo não é sempre, necessariamente, de ordem sexual. Há também aqueles que apelam para o sentimentalismo, a piedade alheia. Vale tudo para sensibilizar o interlocutor e conseguir o que se quer.
  • O palhaço Tereré, distribuindo goiabada, requeijão e ingressos para domingo que vem: Aqueles para quem tudo é uma questão de um prêmio, um aumentozinho de salário, uma viagem. Para esses, todo mundo tem seu preço. E o cartão corporativo serve, exatamente para isso: comprar… tanto os mais caros, quanto os mais baratos. Infelizmente, o mundo anda cheio de pessoas em liquidação, que se vendem por uma fatia de goiabada.

A necessidade do ser humano de se sentir atraente, necessário, valorizado é legítima. De fato, em certos momentos, atender a essa expectativa do colaborador é fundamental para se manter elevado o moral da tropa. Entretanto, deve-se ter em mente que os efeitos inebriantes dessas sensações são passageiros – e viciantes.

Bailarinas, ao perceberem o sucesso de sua abordagem, tendem a acharem que seu poder sedutor é mais importante do que um trabalho bem feito e consistente. Da mesma forma, aqueles que hoje se entregam por uma fatia de queijo prato, amanhã não se contentarão com menos do que um legítimo camembert.

Nota: Repito que, em determinadas ocasiões, eu mesmo já desempenhei alguns papéis retratados nessa série.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. maio 19, 2010 às 9:16 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: