Início > gestão, pensando > Rasputin, o hipnotizador, está vivo

Rasputin, o hipnotizador, está vivo


Desde que, pela primeira vez, ouvi falar de Rasputin, fiquei com a pulga atrás da orelha. O homem foi figura controversa, magnética. Mas foi, sobretudo, influente – do começo ao fim da vida. O que me intriga é que, quem olha para sua história hoje, quase um século depois da sua morte, fica impressionado com a maneira com que ele conseguiu cativar a tantos, por tanto tempo.

Desde pequeno especializou-se em controle psicológico, técnicas de cura, teologia, leitura corporal, predestinação, ilusionismo, magnetismo, artimanhas teatrais e especialmente hipnose. E foi aplicando suas habilidades que ganhou fama de mago e feiticeiro.

Com seu carisma, apresentou-se ao Czar Nicolau II, cujo filho sofria de hemofilia, e prometeu curá-lo com suas técnicas e poderes. Ao que se sabe, não cumpriu o prometido. Não obstante, continuava prometendo e enredando a família real com histórias, conhecimento e capacidade de sempre ter uma opinião ou explicação para tudo. Dali em diante, sob uma aura de ocultismo e mistério, ganhou a confiança da realeza russa, tornando-se talvez a pessoa mais influente daquele império. Até que, um dia, foi assassinado por seus desafetos.

Fico a pensar. Nesses últimos dias, em que a tecnologia da informação é tida como um dos principais meios para o sucesso nos negócios, o mago ronda as corporações, hipnotizando empresários e gestores ávidos por milagres instantâneos.

Rasputech, o Rasputin High Tech, entra nas salas dos executivos com ar de quem sabe o remédio perfeito para as mazelas das corporações. Para tudo, tem uma resposta, uma simpatia, sintetizada sábia e enigmaticamente em uma sigla (SEO, VoIP, TDD, RAD, RUP… PAC etc.). Há alguns anos, tirava isso tudo de publicações impressas, como a InfoExame e apresentava em reuniões. Hoje, sua ação é mais contundente (e perniciosa). O Rasputech freqüenta as páginas do TechCrunch, tem (ou já sabe tudo sobre) um iPod, um iPhone, um iPad, escreve em um blog, twitta, posta vídeos no YouTube, é frequentador assíduo de redes sociais, gerencia uma comunidade destinada a “geeks”… É um novidadeiro! Não raro, conquista a admiração e respeito de executivos e ganha status de “guru” ou “conselheiro” da alta direção.

Exerce fascínio com sua capacidade de dizer que “é possível resolvermos esse problema se usarmos isso… ou aquilo”. Por outro lado, é  fato também que poucos são aqueles que conseguem converter essa sabedoria em implementações de sucesso e rentáveis. Mas isso… Ah, isso já são outros quinhentos (mil, milhões de Dólares).

Não estou desdenhando a tecnologia da informação e suas soluções cada vez mais simples e eficientes. Seria leviano e contraditório. Eu mesmo, sou um entusiasta do que podemos ganhar com a utilização dessas ferramentas para auxiliar as pessoas e as empresas. Só fico incomodado com a valorização exacerbada desse “novo” (ou velho) personagem, cada vez mais presente no ambiente de trabalho.

Enfim… Você tem visto o Rasputin por aí?

Anúncios
Categorias:gestão, pensando
  1. Fabricio
    abril 12, 2010 às 12:50 pm

    Dias atrás a Carol estava navegando pelo orkut e me perguntou se você estava morando no Rio, eu disse não saber e comecei, junto com ela, a fuçar pelo seu perfil. Aí então vejo o seu blog, naquela noite fiquei até as primeiras horas do dia seguinte lendo os posts, sensacional! Já coloquei um atalho na barra de ferramentas do navegador e vez ou outra passarei por aqui.
    Então, com os posts quase que semanais, existe projeto para um Livro?! Pelo conteúdo e a maneira como escreve seria ‘uma grande conquista para a literatura mundial’!

    Forte abraço,
    Fabricio

    • lcribeiro
      abril 12, 2010 às 10:44 pm

      ô, meu amigo!
      que bom que vc gostou 😉
      muito obrigado pelo carinho e incentivo.

      espero que esteja tudo bem com vcs.
      por enquanto, estamos morando no Rio de Janeiro, e teremos enorme prazer em recebê-los quando vierem por essas bandas.

      grande abraço pra vcs e um beijo nas crianças!

      -lau

  2. maio 20, 2010 às 9:35 pm

    Just want to say what a great blog you got here!
    I’ve been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!

    Thumbs up, and keep it going!

    Cheers
    Christian, iwspo.net

  1. maio 12, 2010 às 12:04 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: