Início > escutando, pensando > O que me faz levantar da cama?

O que me faz levantar da cama?


Quando eu era analista de sistemas, costumava começar minhas entrevistas de levantamento de dados e requisitos com uma pergunta: O que o faz levantar da cadeira?

A idéia era obter do entrevistado / usuário a idéia de qual era a verdadeira essência do trabalho dele. Sem o quê, ele passaria o dia inteiro sentado em uma cadeira, esperando o tempo passar. Sem o quê não valeria a pena se levantar da cadeira. Sem o quê, na verdade, não valeria a pena sair de casa. Era uma boa estratégia, porque fazia as pessoas pensarem em qual era a sua verdadeira missão, quais eram seus objetivos naquela empresa, naquele departamento, naquele trabalho.

Para ser sincero, eu comecei a usar essa técnica quando descobri que todo o dia eu me fazia essa mesma pergunta. O que me faz levantar da cama todo dia? Até hoje, faço isso. Porque, convenhamos, há dias em que a vontade é de ficar prostrado na cama, porque parece que vale mais a pena.

Eu já me levantei da cama por vários motivos: porque algo dependia somente de mim, porque eu precisava ganhar o pão de cada dia, porque eu tinha uma missão a cumprir na sociedade, porque eu tinha um compromisso e até mesmo “porque sim”…

Dos últimos anos para cá, descobri (às vezes, pela dor) que, na verdade, ninguém é insubstituível, o pão pode acabar um dia, a sociedade pode me rejeitar, os compromissos podem ser desfeitos… simples assim.

Então, aprendi a viver de um modo diferente. Aprendi o que Salomão já escreveu há muito tempo atrás:

tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. (Eclesiastes 12:13)

E hoje eu escutei uma música que me fez lembrar disso – Meu Universo

Aliás, eu acho que eu estou ficando velho mesmo. Porque, na boa, eu acho a música “um tanto brega”, mas não estou ligando nem um pouco pra isso.

Categorias:escutando, pensando
  1. alexandre notte
    abril 2, 2010 às 1:45 am

    Laercio… rapaz, apesar da idade, vc ainda mantem o bom senso intacto, é um tantão brega!! A sorte é que vc tambem mantem intacto o bom humor!

    []’s
    Ale

  2. lcribeiro
    abril 2, 2010 às 1:49 am

    hahaha!!! não tenho como discordar! o arranjo, a levada… tudo. gostinho pra-lá-de-duvidoso.

    mas, pra falar a verdade, a idéia de Deus como a luz na janela que me faz acordar me pareceu mais forte.
    espero que vc goste.

    grande abraço, meu amigo de sempre!

  3. Joao Antonio
    abril 2, 2010 às 8:34 am

    Lao

    gostei da sua indagação e a profundidade que nos leva. Sua menção ao texto de Salomao nos da precisamente o porque de fazer as coisas.
    Valeu!
    Um abraço

    João Antonio

  4. Angela
    abril 6, 2010 às 1:10 pm

    Laércio….

    mandou muito bem na reflexão, a resposta de todas as nossas perguntas está na palavra de Deus, nós é que teimamos em muitas vezes buscar em outros lugares.

    abraços

    Angela

  5. outubro 4, 2010 às 11:03 am

    Ehhh isso ai pessoal Reflita no texto Que o Laércio escreveu, veja a escencia da “letra de musica Meu Universo” todos mandaram bém no final , meus parabéns e Deus abençoe o amigo leitor.

    • lcribeiro
      outubro 4, 2010 às 11:44 am

      Nelho, fico contente que o texto foi importante para a sua reflexão.
      Obrigado pelo comentário.
      Fique à vontade para indicar a quem quiser. 😉
      abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

