Início > fazendo, projetos > Elementos fundamentais para sucesso em projetos

Elementos fundamentais para sucesso em projetos


Neste ano, faço 27 anos de carreira. De 1983 até hoje, fui de Assistente de Produção de Seguros até Diretor de Operações (posição que ocupo hoje). Em 1988, eu comecei a trabalhar na área de Tecnologia da Informação, onde passei maior parte da minha vida. Na verdade, fiz de tudo um pouco… mas algumas coisas em particular, fiz bastante.

Uma coisa com a qual passei a conviver diariamente quando comecei a trabalhar com desenvolvimento de software foi com o conceito de Projetos. Na teoria, projeto é “É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Na prática, muitas vezes é aquilo que começa com uma celebração e termina com uma demissão. Meu amigo Samuel diz que boa parte dos projetos tem cinco fases: 1) celebração, 2) início dos trabalhos, 3) problemas de montão, 4) caça aos culpados e respectiva punição, 5) promoção dos não envolvidos. Infelizmente, essa é uma realidade ainda em muitas organizações e iniciativas.

Devo dizer, porém, que tive a felicidade de participar e gerenciar alguns projetos que não seguiram as cinco fases clássicas de Samuel. Nos últimos anos, houve uma proliferação de ferramentas e metodologias de Gestão de Projetos, que facilitaram muito a vida daqueles que têm a responsabilidade por garantir o êxito da empreitada.

Agora, em todas as histórias de sucesso de projeto nas quais participei, bem como em todas as Metodologias de Gestão de Projetos vencedoras, há dois elementos fundamentais, sem os quais a chance de as coisas darem certo  diminuem bastante:

  • O cuidado com as pessoas: a atenção para as expectativas individuais e dos grupos, os fatores de motivação, o sentido de responsabilidade e de mutualidade;
  • O cuidado com a comunicação: a obsessão por manter todo mundo informado do que acontece, dos desafios e também dos pequenos marcos alcançados.

Na vida, vi muita gente com certificação em instituto de formação falhar na condução de um projeto porque não consegue fazer a gestão das pessoas nem tampouco estabelecer e manter canais de comunicação eficientes e eficazes. Ao mesmo tempo, vi muita gente sem um certificado formal, mas que é mestre em manter a equipe motivada, integrada e sempre informada. Esses últimos, são excelentes Gerentes de Projeto.

Se você é ou pretende ser um Gerente de Projeto de sucesso, lembre-se sempre desses dois elementos fundamentais: Gente e Comunicação. Sua vida vai ser bem melhor, pode crer!

Anúncios
Categorias:fazendo, projetos
  1. Breno Filho (vulgo, ou familiarmente conhecido como Teco)
    junho 23, 2012 às 2:39 am

    Lau, nenhum comentário nesse post, mas sem entender muito do assunto, porque hoje a minha profissão não exige grandes e definidos projetos, creio que dá pra dizer apenas uma coisa…..no nosso dia a dia, lidamos a todo instante com gente, e sem percebermos, creio que estamos fazendo projetos, mesmo não tendo cronogramas, com suas atividades e prazos….sendo assim, estamos constantemente tendo que tratar da motivação daqueles com quem trabalhamos e de quem precisamos, sem falar da forma e qualidade da comunicação para atingirmos o que desejamos de cada tarefa no dia a dia……penso que mesmo que não tenhamos tido a oportunidade de fazer um curso mais técnico sobre o assunto, a vivencia nos mostra que realmente é tudo isso que falou, ou seja, saber lidar com gente, motivando e se comunicando da melhor forma possível para que se possa atingir a(s) meta(s)…..ufa, e não é fácil hein!!!???

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: