Início > pensando > Pense em algum lugar para onde pudesse ir agora, como…

Pense em algum lugar para onde pudesse ir agora, como…


… a casa de um amigo, o calçadão, a biblioteca, o cinema, o clube, a igreja, a padaria, o campo de futebol, o parque, a escola, a universidade, o teatro, o show, o escritório, o bar da esquina, o outro lado da rua…

Agora imagine que, do dia para a noite, você fosse privado de ir até esse lugar. Que, no meio do seu caminho, estivesse uma estrutura de tijolo, concreto, arames e fuzis, para lembrá-lo de que você não tem mais esse direito de ir para onde quer.

O muro

O muro

Um dia, alguns milhões de pessoas acordaram diante dessa realidade. Porque algumas pessoas assim o determinaram. A partir daquele dia, o poder de decidir o que fazer passou a ser um privilégio ao qual nem todos tinham acesso. Assim viveram durante muitos anos.

Além disso, como símbolo de uma guerra silenciosa, mas nem por isso menos sangrenta, o muro e o veneno daquela violência contra a liberdade espalhou-se, levantando e fortalecendo barreiras políticas, étnicas, ideológicas, econômicas, emocionais – afetando pessoas em todos os continentes, mesmo aquelas que jamais sequer chegaram perto daquele lugar.

Com o tempo, uma parte se acostumou com aquilo, outra não se conformou. Durante 28 longos anos, muitos morreram batalhando pelo direito de atravessar a rua. Enfim, fruto de muita luta, em 9 de novembro de 1989, foi ao chão o Muro de Berlim.

Talvez isso não signifique muito para você, a não ser pelo registro histórico de algo que aconteceu antes mesmo de você nascer. Entenda isso como um privilégio e também uma oportunidade. Oportunidade de olhar para a história e ver que, embora isso faça parte do passado, não significa que estejamos livres de algo similar (ou pior) no futuro. Viver a liberdade é uma arte, que precisamos aperfeiçoar a cada dia.

Pense nisso na próxima vez em que você for atravessar a rua.

Anúncios
Categorias:pensando
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: