Início > pensando > Apagão 2.0!

Apagão 2.0!


O último blecaute do qual me lembrava foi, se não me engano, em 1998.

Avenida Paulista às escuras

Av. Paulista às escuras (Marlene Bérgamo)

Naquela época, eu era o principal administrador de sistemas em um provedor de serviços Internet e, para complicar a história, a pessoa responsável por ligar o gerador a diesel (antes que os equipamentos de “nobreak” dessem seu último suspiro) não chegou a tempo – ficou preso no engarrafamento.

Como resultado, todos os nossos servidores (www, dns, email, autenticação, zipmail) foram desligados sem o procedimento correto. Naquela madrugada, quando finalmente tudo foi restabelecido, eu peguei um taxi de Campinas e fui para o datacenter em São Paulo, ligar um por um dos equipamentos, fazendo rotinas de verificação em discos, correções… uma noite-madrugada-manhã-tarde épica. Como precisávamos ligar o maior número de servidores o mais rapidamente possível, cada um dos membros da equipe pegou um teclado e um monitor e sentou-se no chão, à frente de um rack, fazendo os procedimentos de religamento (e torcendo muito para que não tivesse nenhum disco corrompido). Jamais me esquecerei.

Hoje, estava quase dormindo quando percebi que as luzes daqui de casa “piscaram” por alguns segundos. Fruto daquele episódio traumático, sempre que isso acontece, um calafrio sobe rapidamente pela minha espinha. Hoje, infelizmente, era mais do que um calafrio. Aconteceu de novo: um apagão daqueles de respeito, de deixar todo mundo com as velas na mão.

O que é diferente desta vez é que, além de datacenters mais bem equipados e de algumas localidades (Campinas, de onde escrevo, por exemplo) que tem funcionamento normal, temos uma dupla poderosa, que está fazendo um barulho enorme nessa escuridão toda: telefones celulares com conectividade Internet + Twitter. Em pouco tempo, várias informações de vários cantos do país, com detalhes sobre a situação nas cidades. Por exemplo, o blog Esporte Fino, especializado em dar os resultados em tempo real dos eventos esportivos pelo Brasil, por exemplo, acabou de tuitar: “@BlogEsporteFino Atenção, pessoal de São Paulo. CET pede cautela no trânsito. Caos em muitos cruzamentos, quase 100% dos semáforos estão apagados.”.

E, como esse, muitos outros. Em suma, serviço de utilidade pública, muita informação a cada minuto, gente se ajudando e se comunicando em uma situação inesperada e caótica. É uma coisa nova e, devo reconhecer, muito legal!

Obviamente, não faltaram também os criativos e engraçadinhos, com frases como “nessa, quem acabou se dando bem foi a Madonna – está com o Jesus Luz!”.

Enfim, enquanto durarem os “nobreaks”, as baterias de celular e as conexões 3G, aproveite nosso primeiro apagão na era da Web 2.0!!! Acompanhe, tuite, retuite, informe, ajude e divirta-se!

E que a grande baleia carregada por passarinhos não me invente de aparecer agora!

Em tempo: aproveitando o embalo dessa noite diferente e divertida, @Ameba Ribeiro postou sobre:
a Criatividade no Século XXI. Não deixe de ler!!!

Anúncios
Categorias:pensando
  1. novembro 10, 2009 às 11:17 pm

    SENSACIONAL…
    se não me engano, eu lembro desse ‘dia’…
    Ta aí um post em um blog que não fala: “Bons tempos, estes não voltam”
    “o velho que é o bom”

    é incrível a quantidade de “o velho que é o bom” que eu leio quando o assunto é música! Comentários bestas e sem fundamento, não? ;P

  2. Rafael Perazza
    novembro 11, 2009 às 12:35 pm

    Acho que foi o dia mais engraçado do ano no twitter.

  1. novembro 10, 2009 às 11:51 pm
  2. novembro 11, 2009 às 12:41 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: