Início > pensando > Os grandes saltos e os pequenos passos

Os grandes saltos e os pequenos passos


Há 40 anos, o homem chegou à lua. Naquele momento, Neil Armstrong disse a famosa frase: “um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”. Perfeito! Uma frase tipicamente americana, que sintetizou o que significou a conquista do sonho de algumas gerações.

Na verdade, mais do que um sonho, era uma longa batalha que vinha sendo travada havia anos, parte do que ficou conhecido como a Guerra Fria. Um projeto de longo prazo, que custou muito dinheiro, suor e sangue.

Para quem fez parte daquela longa caminhada, “o passo final” foi o símbolo de vários passos anônimos dados durante todos aqueles anos de preparação e tentativas. Várias pequenas conquistas e avanços, muitas vezes aparentemente insignificantes. Na verdade, algo que Confúcio (551 A.C – 479 A.C) já ensinava, dizendo que “uma jornada de mil milhas começa com um simples passo”.

De lá para cá, o mundo mudou em uma velocidade nunca vista antes. E, talvez por causa da facilidade com que as imagens e notícias chegam de um lado a outro do mundo, perdeu-se essa noção de que uma grande conquista é feita de pequenos e constantes passos. Parece que a vida é feita só dos saltos!

Preocupa-me ver essa celebração do sucesso imediato e sem esforço. Fica a impressão de que a celebridade instantânea, que amontoa quantias repentinas de dinheiro ou fama, é a regra e o objetivo a ser seguido. Mais: fica a impressão de que aqueles que não “aparecem na foto” não chegaram lá.

Eu prefiro o trabalho, os pequenos passos, mesmo os anônimos. No fim do dia, celebro satisfeito que sou parte de um grande salto que está sendo dado.

Em tempo: Falando em pequenos passos e grandes saltos, hoje comemoro 24 anos de casado.

Anúncios
Categorias:pensando
  1. Fernando Luchetti
    julho 21, 2009 às 12:40 pm

    Meu amigo, para quem não entende o que disse foi um pequeno passo, mas para quem conhece alguma coisa da vida você deu um grande salto. Felizes os que compreenderam a sua definição.
    Abs,
    Fernando

  1. janeiro 21, 2014 às 9:49 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: