Início > fazendo, gestão > Vivendo, trabalhando e aprendendo!

Vivendo, trabalhando e aprendendo!


Há alguns meses, cheguei no Ikwa para estruturar a área de tecnologia – principalmente em relação ao desenvolvimento dos produtos e sistemas web.

Naquele momento, estava em curso um processo de transição, com alguns colegas deixando o time de desenvolvimento. Vivi um misto de preocupação e empolgação: por um lado, há aquela tensão em relação à troca de pessoas e a curva de aprendizado dos novos que chegam; por outro lado, a situação permite, até exige, que tentemos fazer as coisas de maneira diferente e mais ousada. Na minha carreira, esses momentos sempre foram os melhores e mais interessantes.

Além disso, alguns dizem que eu tenho sorte, outros dizem que eu tenho qualidades. Mas eu acho mesmo é que Deus gosta muito de mim e me ajuda demais. Desde o primeiro momento, percebi que a nova equipe que estava se formando tinha aquela “pegada” de quem quer fazer as coisas acontecerem.

Olhando para trás, na curta história que vivemos desde então, conseguimos grandes progressos. O ambiente de desenvolvimento está mais estruturado e robusto. Nossas aplicações estão mais performáticas e com menos erros. Nossos prazos estão sendo mais cumpridos – e com qualidade. Obviamente, ainda tem um monte de coisa para fazermos. Mas até o entendimento sobre o que deve ser corrigido está mais consistente e claro.

Na semana passada, começamos um projeto – que deve ir para o ar em breve. O levantamento dos requisitos (junto ao responsável pelo produto) foi bem rico e produtivo. Como a equipe de desenvolvimento é formada de gente bem jovem, acho que pude dar minha contribuição com a experiência em termos de levantamento e condução do processo de especificação. Por outro lado, essa rapaziada está com toda a gana de montar um ambiente de desenvolvimento ágil de sistemas, estudando muito e trabalhando para por em prática novas técnicas e as boas práticas. Aqui, ousadia e vontade de aprender e aplicar coisas novas e eficientes são características comuns entre o profissional mais experiente e o mais jovem.

Poker Planning - Ikwa

Poker Planning - Ikwa

Enfim, foi muito legal ver a moçada investindo a tarde de hoje em um produtivo e animado “Poker Planning” – que, combinado com o modelo de priorização “MoSCoW”, vai ajudar-nos a planejar e implementar os “sprints” para lançarmos o nosso produto com sucesso. Se você tiver interesse em saber o que é um “Poker Planning“, um “MoSCoW“, um “sprint“, pode clicar nos links e ler um pouco a respeito.

Mas  o que me levou escrever esse post foi a necessidade de falar que competência, esforço, disciplina e, acima de tudo, atitude com vontade, fazem a diferença. Tornam possível que um cara com 21 anos de experiência em sistemas possa se sentir sempre motivado e integrado à força da moçada que está começando agora.

Sinceramente, espero que a recíproca seja verdadeira.

É claro que, até chegarmos lá, ainda tem muito trabalho pela frente para que o projeto seja realmente um sucesso.

Mas amanhã vou acordar, de novo, animado e renovado. Porque tenho muito o que viver, trabalhar e aprender!

E isso, eu preciso compartilhar!

Categorias:fazendo, gestão
  1. julho 17, 2009 às 9:58 am

    Adorei! Realmente a vontade de construir algo maior e a humildade em perceber que não sabemos tudo e que sempre há espaço para aprender são a diferença… Adorei!

  2. julho 17, 2009 às 10:16 am

    Æ!!

    É isso ae Laercio!
    Vamos evoluir bastante daqui para a frente e nosso processo só tende a melhorar! Coisas boas virão nos próximos meses, e muitas experiências legais tambem! =)

    Há braços

  3. Camila
    julho 17, 2009 às 2:01 pm

    Muito bacana a percepção de que a experiência enriquece os outros e que a vivência com novas equipes só incentiva o trabalho e o dia a dia.

    O trabalho da equipe parece estar dando resultado…só acho exótico esse povo todo ficar jogando baralho aqui atrás de mim 😛

  4. Lya
    julho 17, 2009 às 2:08 pm

    Como sempre, torcendo pelo sucesso de vocês… E tendo a certeza de que é só uma questão e tempo até ver GRANDES REALIZAÇÕES do Ikwa. E ficarei mais feliz ainda qdo a cultura e a visão de processos entrar na veia… 🙂

  5. Fernando Luchetti
    julho 21, 2009 às 12:56 pm

    Lau, na vida toda ação tem uma reação, tudo que se planta colhe, a vida é vibração e qdo há ação e vibração adequada ao sucesso, este vem com certeza. A vida é de aprendizado e lutas e se assim procede vibra em harmonia com a natureza e tem tudo que Deus te permite, é isso aí mestre! Sucesso! Abs.

  6. julho 22, 2009 às 3:58 pm

    Olá!

    Poderiam indicar um lugar que possa ser comprado este “baralho” ?

    Abraços!

    • lcribeiro
      julho 23, 2009 às 1:35 am

      Olha…

      Esse baralho que estamos usando no Ikwa veio como parte do material de um curso de “Scrum”, feito na Caelum – http://www.caelum.com.br/ .

      Sei que o baralho é vendido pela Mountain Goat Software – http://store.mountaingoatsoftware.com/ .

      No Brasil, ainda não sei quem vende. Mas assim que souber, vou postar aqui no blog.

  7. edimilson dos santos
    outubro 26, 2009 às 7:47 pm

    todos nos jovens temos que trabalhar

    • lcribeiro
      outubro 26, 2009 às 8:10 pm

      É verdade, Edmilson – os jovens e os “não tão jovens”, como eu, precisam trabalhar.
      O que eu acho legal é que essa é uma enorme oportunidade para os mais experientes e os menos experientes de crescerem juntos.
      Muitas vezes, quem é mais experiente despreza a força e a capacidade do jovem, achando que não tem nada a aprender com eles – o que é um erro, diria eu, mortal.

  1. janeiro 28, 2010 às 11:24 pm

Deixe um comentário

